Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro

Susana Santos Silva ‘Impermanence’

Anfiteatro Paz & Amizade
18h00

Trompetista, improvisadora e compositora do Porto, actualmente sediada em Estocolmo, Susana Santos Silva tem tido uma franca e contínua ascensão nos meandros do jazz e da música improvisada em solo europeu. Sopro alvo de amplo reconhecimento e admiração entre público, pares e imprensa, num reflexo justo de uma linguagem autoral cada vez mais marcada e expressiva ao instrumento, seja a solo – All The Rivers pela Clean Feed é revelação perene disso mesmo -, através de colaborações com artistas como Kaja Draksler ou capitaneando as bandas Life and Other Transient Forms e estes Impermanence, uma working band de atividade demasiado esparsa mas, dadas as condições geográficas e temporais dos seus membros, conduzida por um ritmo de trabalho natural e respirado. Impermanência, portanto, como nome bem adequado.


Chegam ao OUT.FEST sob a forma de um quinteto luso-sueco, constituído por João Pedro Brandão no saxofone alto e flauta, Hugo Raro no piano e sintetizador,  Torbjörn Zetterberg no baixo eléctrico, José Marrucho na bateria e claro, Silva no trompete, com um segundo disco – The Ocean Inside a Stone - ainda bem presente na memória colectiva de jazzheads e demais atentos.  Música de uma fluidez muito líquida, plena do lirismo da tradição mas sempre desafiante nos arranjos e soluções harmónicas, sempre a caminho de um silêncio que é, afinal, parte deste mesmo som: tão etéreo quanto intrincado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram