O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, é um festival anual cuja programação procura reflectir o que de mais significativo se faz actualmente na música experimental contemporânea, nas suas mais diversas ramificações – da música improvisada à electrónica abstracta, do free-jazz ao noise, à música clássica contemporânea e às novas e inclassificáveis linguagens que todos os dias nascem e enriquecem um pouco mais o mundo. A par com a música, convive todo um excitante universo de experiências e cruzamentos inter-media que fervilha de novidade, desafiando as regras e as fronteiras clássicas das diversas formas de expressão artística e humana.
Da necessidade de um evento que assinale a extrema importância de toda esta actividade nas margens e linhas da frente da cultura dos nossos dias surge o OUT.FEST. A partir da periferia de Lisboa, grande centro cultural do país, traça-se um paralelo quase perfeito com a periferia do “mainstream” artístico, região fértil e laboratório insuspeito da grande arte dos nossos tempos.
Desde 2004 o OUT.FEST apresentou já mais de 300 concertos em mais de 50 espaços diferentes do Barreiro, acolhendo músicos de todos os continentes e promovendo novas colaborações e trabalhos comissariados, dando a conhecer outros universos sonoros a mais de 2000 espectadores anuais.