O que é o OUT.FEST?
Iniciado em 2004, o OUT.FEST é um festival anual que celebra as músicas aventureiras e experimentais em todas as suas vertentes (música improvisada, electrónica, jazz, contemporânea, novos idiomas, etc etc etc), juntando e relacionando, no seu programa, a história, presente e futuro das músicas de vanguarda.
O OUT.FEST acontece habitualmente no início de outubro, ao longo de 3 a 4 dias, ocupando vários espaços oficiais e improvisados do Barreiro, uma cidade na margem sul do Tejo que, até meados da década de 1990, foi a principal cidade industrial do país e um dos centros nacionais da ferrovia. Na história do festival já foram utilizados mais de 70 espaços, e vários outros aguardam ainda ser descobertos.
Um sábado “típico” de OUT.FEST implica uma tarde repleta de concertos em 3 ou 4 espaços em simultâneo (todos a uma curta distância, a pé) e culmina, depois do jantar, numa maratona de concertos, sem pausas, até ao nascer do sol (after-party incluída). Todos os anos programamos cerca de 30 artistas de todos os cantos do mundo, nos mais diversos estilos imagináveis - do free jazz à drone music, das batidas electrónicas mais oblíquas à folk improvisada, ao metal extremo, à música ambient, o que imaginarem (muitas das vezes nem nós próprios conseguimos encaixar os nossos artistas num estilo pré-definido, na verdade. E ainda bem!).
O OUT.FEST é organizado pela OUT.RA, uma associação sem fins lucrativos sediada no Barreiro que, para além do festival, organiza os mais diversos e entusiasmantes projetos e eventos em volta da Música e Som aventureiros, e que podem descobrir aqui. O festival é apoiado pelo Município do Barreiro e pela Direção-Geral das Artes, e é co-programado pelos nossos amigos na Filho Único.
Quando acontece o OUT.FEST?
A vigésima-primeira (!) edição do OUT.FEST acontece entre 2 a 5 de outubro de 2025.
Quem vai tocar nesta edição do OUT.FEST?
Descubram o programa completo da edição de 2025 aqui.
Onde se realiza o OUT.FEST?
O OUT.FEST acontece no Barreiro, em Portugal, e habitualmente oferece mais de 30 espetáculos em pelo menos 6 ou 7 diferentes espaços da cidade (a maioria junto ao centro - bibliotecas, igrejas, clubes de jazz, coletividades, teatros, moinhos, oficinas de comboios e todo o tipo de espaços imaginável). O público é desafiado a descobrir novas músicas e a explorar a nossa cidade (ainda) decididamente não-turistificada, de olhos e ouvidos bem abertos.
Qual é a dinâmica do festival? Quanto tempo duram os concertos?
As dinâmicas do OUT.FEST dependem muito do dia e local. Nas tardes de sábado, por exemplo, é esperado que o público faça escolhas e desenhe um itinerário entre as diferentes propostas artísticas e salas e descubra novas músicas e espaços. As salas utilizadas neste período tem lotações limitadas e encorajamos fortemente que cheguem cedo caso não queiram mesmo perder AQUELE concerto (mas, se acontecer, há sempre outro concerto para ver a uma curta distância).
Os concertos em período nocturno habitualmente não se sobrepõem (apesar de, em alguns dos casos, o intervalo entre concertos durar menos de 5 minutos) e a experiência de festival é mais tradicional.
Em qualquer dos casos, a duração habitual de um concerto é de 40-45 min, que podem variar dependendo do artista e repertório.
Como posso garantir que não perco nenhuma novidade sobre o festival?
Novas confirmações e outras notícias relacionadas com o OUT.FEST são sempre publicadas neste site, mas a melhor forma de estar a par de todas as novidades é subscrever a newsletter da OUT.RA, e seguir as nossas páginas de Facebook e Instagram (especialmente durante o festival, em que publicaremos eventuais notícias ou alterações relevantes exclusivamente via redes sociais.)
Tenho saudades do OUT.FEST! Há alguma forma de assistir a concertos de edições passadas?
Sim! Gravámos vários concertos ao longo dos anos, que vamos publicando regularmente na Videoteca da OUT.RA (juntamente com vídeos de outros concertos realizados fora do OUT.FEST); alguns são concertos completos, outros são excertos complementados com entrevistas aos músicos. Atualizamos a videoteca com regularidade, por isso podem visitá-la de tempos a tempos - ou subscrever a newsletter da OUT.RA para receberem notificação de novas entradas.
Na secção arquivo podem também ver o cartaz de todas as edições do OUT.FEST até ao seu início, em 2004.
Posso adquirir merchandise do OUT.FEST?
O merchandise do OUT.FEST está disponível durante o festival nos espaços em que se realiza. Também podem visitar a loja online da OUT.RA para adquirir merchandise do OUT.FEST bem como discos, livros e outras edições relacionadas com o festival ou com outros projetos da associação.
Onde posso encontrar alojamento?
Como cidade não-turistificada que é (excepto durante o OUT.FEST, é claro), o Barreiro tem pouca oferta de alojamento (podem tentar aqui e aqui); no entanto, o centro de Lisboa está a apenas 20min de barco, e aí existem centenas de opções à vossa disposição: o Living Lounge Hostel oferece um desconto especial ao público do OUT.FEST. Para mais informações, contactem o hostel via email: info@livingloungehostel.com
Os ferries Barreiro-Lisboa trabalham todos os dias entre as 05h05 e a 01h30 da manhã, e este ano, pela primeira vez, há também uma carreira extra no sentido Barreiro-Lisboa nas noites de sexta e sábado às 03h30.
Há transportes públicos no Barreiro?
Chegar ao Barreiro a partir do centro de Lisboa, e regressar, demora apenas 20 min de barco a partir da estação do Terreiro do Paço. Os ferries trabalham todos os dias entre as 05h05 e a 01h30 da manhã, e podem consultar os horários em https://ttsl.pt/ (atenção às diferenças entre dias de semana e fim de semana).
Este ano, pela primeira vez, a TTSL - Transtejo Soflusa, em parceria com o OUT.FEST, disponibiliza uma carreira extraordinária Barreiro > Lisboa com partida às 03h30, nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo (mas também podem ficar para as after-parties e apanhar um dos primeiros barcos da manhã, é claro.) O preço do título de transporte desta viagem é o mesmo das carreiras regulares da TTSL. O tarifário em vigor encontra-se disponível em https://ttsl.pt/passageiros/tarifario/.
No Barreiro há um óptimo serviço de transporte público, os TCB, que podem usar gratuitamente caso tenham bilhete ou pulseira do OUT.FEST.
Gostaria de ir ao OUT.FEST enquanto jornalista. Como posso pedir uma acreditação?
Caso desejem assistir ao festival para realizar uma reportagem, contactem-nos e apresentem o meio de comunicação para o qual escrevem, bem como uma proposta de cobertura. Atenção que não conseguimos garantir acreditação para todos sem este processo prévio, devido aos limites de lotação em alguns espaços.
Gosto muito do vosso trabalho e gostaria de apoiar o OUT.FEST mesmo sem estar presente. É possível?
Apesar de fazermos o OUT.FEST há vinte anos, ainda temos muitas ideias novas e entusiasmantes que adoraríamos poder materializar. Estamos sempre à procura de novas formas de fazer e de fazer melhor, e o desenho e formato do festival são sempre mutáveis e abertos à reconfiguração e evolução rumo a novas experiências, a atividades específicas e pequenos projetos - e é claro que não conseguiremos fazê-lo sem a ajuda de todos.
Caso queiram apoiar-nos e ajudar-nos a crescer para podermos continuar a aprimorar o nosso trabalho ao nível das últimas duas décadas, podem fazer um donativo via paypal para info@outra.pt.