OUT.FEST 2024: sete novos nomes anunciados

Novas confirmações para o vigésimo aniversário do OUT.FEST, de 2 a 6 de outubro no Barreiro – e vejam bem o que aí vem.

Começamos por quatro estreias absolutas em Portugal, e é difícil não arrancar logo com Wolf Eyes & Anthony Braxton – quase impossível imaginar melhor concerto para assinalar 20 anos de festival, reunindo no palco um dos nomes mais definidores do período em que começámos, autores de um dos concertos mais míticos da nossa história (invasão de palco do AMAC, anyone?), banda em constante reinvenção, reunida de novo com o Sr. Braxton, para o qual não há – não pode haver – palavras. Exclamação!

Seguem-se mais duas colaborações: a poeira cósmica à meia-luz do duo transatlântico Ulla & Perila, e a psicadelia balcânica de Lenhart Tapes feat. Tijana Stanković: quatro walkmans e uma voz fora deste mundo – imaginem se a eurovisão ainda fosse relevante.

Por fim, lote internacional a fazer o pleno de estreias: DJ Anderson do Paraíso, nova voz e novas possibilidades para o funk brasileiro, produtor belo-horizontino cujo disco de estreia “Queridão” acaba de sair pela ugandesa Nyege Nyege Tapes, ou a globalização a funcionar de forma inteiramente inesperada. 

Seguimos com o melhor deste país: regresso de outra banda fundadora nas nossas lides, os CAVEIRA, 19 anos e tantos concertos no OUT.FEST depois, formação consolidada e – pasme-se – álbum na bagagem, finalmente: “Ficar vivo”. Outras vozes, oito vozes, muitas vozes, ou LEIDA, órgão imaginado de laringes múltiplas por Mariana Dionísio, na companhia de luminárias como Leonor Arnaut ou Beatriz Nunes. Por fim, chegamos à sala de estar, com carolf, uma das DJ’s que mais se tem notabilizado no seio das Living Room Sessions, festas low-key, ambient e além, que têm ocupado casas particulares de Lisboa ao longo dos últimos anos.

Continuam disponíveis os passes globais, ao preço de 40€ (último lote com este preço) via BOL e nos balcões das lojas FNAC, Worten ou CTT de todo o país.