O que é o OUT.FEST?
Iniciado em 2004, o OUT.FEST é um festival anual que celebra as músicas aventureiras e experimentais em todas as suas vertentes (música improvisada, electrónica, jazz, contemporânea, novos idiomas, etc etc etc), juntando e relacionando, no seu programa, a história, presente e futuro das músicas de vanguarda.
O OUT.FEST acontece habitualmente no início de outubro, ao longo de 3 a 4 dias, ocupando vários espaços oficiais e improvisados do Barreiro, uma cidade na margem sul do Tejo que, até meados da década de 1990, foi a principal cidade industrial do país e um dos centros nacionais da ferrovia. Na história do festival já foram utilizados mais de 70 espaços, e vários outros aguardam ainda ser descobertos.
Um sábado “típico” de OUT.FEST implica uma tarde repleta de concertos em 3 ou 4 espaços em simultâneo (todos a uma curta distância, a pé) e culmina, depois do jantar, numa maratona de concertos, sem pausas, até ao nascer do sol (after-party incluída). Todos os anos programamos cerca de 30 artistas de todos os cantos do mundo, nos mais diversos estilos imagináveis - do free jazz à drone music, das batidas electrónicas mais oblíquas à folk improvisada, ao metal extremo, à música ambient, o que imaginarem (muitas das vezes nem nós próprios conseguimos encaixar os nossos artistas num estilo pré-definido, na verdade. E ainda bem!).
O OUT.FEST é organizado pela OUT.RA, uma associação sem fins lucrativos sediada no Barreiro que, para além do festival, organiza os mais diversos e entusiasmantes projetos e eventos em volta da Música e Som aventureiros, e que podem descobrir aqui. O festival é apoiado pelo Município do Barreiro e pela Direção-Geral das Artes, e é co-programado pelos nossos amigos na Filho Único.
Quando acontece o OUT.FEST?
A vigésima (!) edição do OUT.FEST acontecerá entre 2 a 6 de outubro de 2024.
Onde se realiza o OUT.FEST?
O OUT.FEST acontece no Barreiro, em Portugal, e habitualmente oferece mais de 30 espetáculos em pelo menos 6 ou 7 diferentes espaços da cidade (a maioria junto ao centro - bibliotecas, igrejas, clubes de jazz, coletividades, teatros, moinhos, oficinas de comboios e todo o tipo de espaços imaginável). O público é desafiado a descobrir novas músicas e a explorar a nossa cidade (ainda) decididamente não-turistificada, de olhos e ouvidos bem abertos.
Quem vai tocar nesta edição do OUT.FEST?
Descubram o programa completo da edição de 2024 aqui.
Qual é a dinâmica do festival? Quanto tempo duram os concertos?
As dinâmicas do OUT.FEST dependem muito do dia e local. Nas tardes de sábado, por exemplo, é esperado que o público faça escolhas e desenhe um itinerário entre as diferentes propostas artísticas e salas e descubra novas músicas e espaços. As salas utilizadas neste período tem lotações limitadas e encorajamos fortemente que cheguem cedo caso não queiram mesmo perder AQUELE concerto (mas, se acontecer, há sempre outro concerto para ver a uma curta distância).
Os concertos em período nocturno habitualmente não se sobrepõem (apesar de, em alguns dos casos, o intervalo entre concertos durar menos de 5 minutos) e a experiência de festival é mais tradicional.
Em qualquer dos casos, a duração habitual de um concerto é de 40-45 min, que podem variar dependendo do artista e repertório.
Como posso garantir que não perco nenhuma novidade sobre o festival?
Novas confirmações e outras notícias relacionadas com o OUT.FEST são sempre publicadas neste site, mas a melhor forma de estar a par de todas as novidades é subscrever a newsletter da OUT.RA, e seguir as nossas páginas de Facebook e Instagram (especialmente durante o festival, em que publicaremos eventuais notícias ou alterações relevantes exclusivamente via redes sociais.)
Tenho saudades do OUT.FEST! Há alguma forma de assistir a concertos de edições passadas?
Sim! Gravámos vários concertos ao longo dos anos, que vamos publicando regularmente na Videoteca da OUT.RA (juntamente com vídeos de outros concertos realizados fora do OUT.FEST); alguns são concertos completos, outros são excertos complementados com entrevistas aos músicos. Atualizamos a videoteca com regularidade, por isso podem visitá-la de tempos a tempos - ou subscrever a newsletter da OUT.RA para receberem notificação de novas entradas.
Na secção arquivo podem também ver o cartaz de todas as edições do OUT.FEST até ao seu início, em 2004.
Posso adquirir merchandise do OUT.FEST?
O merchandise do OUT.FEST está disponível durante o festival nos espaços em que se realiza. Também podem visitar a loja online da OUT.RA para adquirir merchandise do OUT.FEST bem como discos, livros e outras edições relacionadas com o festival ou com outros projetos da associação.
Onde posso encontrar alojamento?
Como cidade não-turistificada que é (excepto durante o OUT.FEST, é claro), o Barreiro tem pouca oferta de alojamento (podem tentar aqui e aqui); no entanto, o centro de Lisboa está a apenas 20min de barco, e aí existem centenas de opções à vossa disposição: o Living Lounge Hostel oferece um desconto especial ao público do OUT.FEST.
Os ferries Barreiro-Lisboa trabalham todos os dias entre as 05h05 e a 01h30 da manhã, por isso há apenas um breve período sem travessias. O OUT.FEST disponibiliza um serviço de bus shuttle após os concertos de sexta-feira e sábado à noite (partidas por volta das 02h30), a partir da sala dos concertos rumo ao centro de Lisboa (mais info aqui).
Há transportes públicos no Barreiro?
Chegar ao Barreiro a partir do centro de Lisboa, e regressar, demora apenas 20 min de barco a partir da estação do Terreiro do Paço. Os ferries trabalham todos os dias entre as 05h05 e a 01h30 da manhã, e podem consultar os horários aqui (atenção às diferenças entre dias de semana e fim de semana).
Nas noites de sexta e sábado o OUT.FEST disponibiliza um serviço de bus shuttle para regressar a Lisboa, com partida junto à sala de espectáculos dessa noite por volta das 02h30 (mas também podem ficar para as after-parties e apanhar um dos primeiros barcos da manhã, é claro.)
No Barreiro há um óptimo serviço de transporte público, os TCB, que podem usar gratuitamente caso tenham bilhete ou pulseira do OUT.FEST.
Como posso deslocar-me entre as salas do festival?
Quase* todas as salas da edição de 2024 ficam no centro do Barreiro, e todas a uma distância máxima de 5 min a pé umas das outras. Caso venham de outro ponto da cidade, podem usar os autocarros dos TCB de forma gratuita caso tenham bilhete para o OUT.FEST (basta mostrar o bilhete ou pulseira ao motorista, à entrada).
*Quase! Mais infos aqui.
Gosto muito do vosso trabalho e gostaria de apoiar o OUT.FEST mesmo sem estar presente. É possível?
Apesar de fazermos o OUT.FEST há vinte anos, ainda temos muitas ideias novas e entusiasmantes que adoraríamos poder materializar. Estamos sempre à procura de novas formas de fazer e de fazer melhor, e o desenho e formato do festival são sempre mutáveis e abertos à reconfiguração e evolução rumo a novas experiências, a atividades específicas e pequenos projetos - e é claro que não conseguiremos fazê-lo sem a ajuda de todos.
Caso queiram apoiar-nos e ajudar-nos a crescer para podermos continuar a aprimorar o nosso trabalho ao nível das últimas duas décadas, podem fazer um donativo via paypal para info@outra.pt.