Escutar o mundo para criar mundos.
Após a realização de um workshop de Escuta Criativa em 2011, este ano propomos um formato que expande a ideia inicial, funcionando, efectivamente, como um curso, que procurará, através de uma educação do acto de ouvir e de um contacto com formas menos comuns de fazer música, abrir um entendimento global e mais profundo do som enquanto fenómeno fascinante.
No final, os alunos terão a oportunidade de actuar perante os seus pais e educadores, utilizando instrumentos construídos por si próprios ao longo das quatro sessões.
Local: Galeria Municipal do Barreiro
Destinatários: Crianças entre os 6-12 anos (não é necessária qualquer prática musical prévia)
Preço: 5€
Calendário: Uma sessão semanal, sempre ao sábado, dias 26/10, 2/11, 9/11 e 16/11 (turma A) e 23/11, 30/11, 7/12 e 14/12 (turma B) das 10h00 às 12:30.
Inscrições: workshops@outra.pt
Formador: FILIPE FELIZARDO
Filipe Felizardo nasceu em Lisboa em 1985, cidade onde reside. As suas actividades dividem-se entre as artes visuais e a música. É professor de guitarra, e assistente na construção de sintetizadores modulares. Desde 2011 que se dedica intensamente à actividade pedagógica, com a vista a abrir os horizontes dos mais novos, e deixar que estes o ajudem a fazer o mesmo.
Conteúdo das aulas:
Ao longo de quatro sessões, os formandos terão contacto com o acto de escutar, a educação do ouvido e a sua relação com o mundo – dentro e fora da prática musical -, a criação de instrumentos musicais nunca inventados, e a atitude improvisatória no fazer e no ouvir música.
Com estes horizontes, pretende-se que os formandos aprendam a estimular a atenção e a concentração, a par da criatividade nos aspectos material e social.
1ª sessão
Introdução ao conceito de escuta criativa. Sessão de escuta de registos fonográficos de diversos estilos e proveniências geográficas. Discussão sobre conceitos de música/não-música, ruído, expressão, e por último, da produção de som com o corpo e matéria inanimada (identificação de diferentes instrumentos musicais nos trechos ouvidos). Pequena sessão de imitação dos instrumentos ouvidos, com o auxílio de instrumentos e/ou utensílios à disposição no local. Introdução à construção de instrumentos com materiais domésticos ou reciclados. Nesta etapa, objectos simples e rápidos de produzir.
2ª Sessão
Curta revisão dos conceitos da sessão anterior. Construção de instrumentos musicais (determinados pelo formador) com materiais domésticos ou reciclados. Todos os formandos colaboram na construção de todos os instrumentos, sendo um instrumento para cada um. Sessão de improvisação/escuta criativa para os formandos tocarem em conjunto. Introdução de noções de espaço, silêncio, a simultaneidade do Tocar e Escutar. Introdução ao tema da sessão seguinte: imaginar um som e planificar o instrumento que é necessário inventar para que esse som tome forma.
3ª Sessão
Curta revisão teórica dos conceitos introduzidos na 2ª sessão. Construção dos instrumentos conjecturados na sessão anterior. Teste dos instrumentos em sessão de improvisação colectiva. Discussão sobre o estilo e forma da peça a apresentar aos pais na 4ª sessão.
4ª Sessão
Revisão da proposta de peça musical a apresentar (noções estruturais e estilísticas, à luz dos conceitos aprendidos no curso). Pequeno ensaio. Sessão de 30 a 45 minutos de concerto para os pais, finalizando com apresentação dos instrumentos inventados.